"" Deus é Poderoso: Estudo sobre primeira timóteo

Estudo sobre primeira timóteo


O Apóstolo Paulo é o autor da carta de primeiro Timóteo, carta essa destinada a seu filho na Fé Timóteo. Sua intenção ao escrever está carta era instruir o jovem Timóteo a guardar seu coração puro e cheio de amor e uma Fé pura e não fingida.

Paulo das instruções para que Timóteo exortasse o pecado que havia dentro da igreja em Éfeso como; mentira, roubo, sodomia, fornicações e etc. Missão essa que não seria fácil e só poderia ser executado com a direção do Apóstolo Paulo que foi dada através da carta que escreveu e também através do poder de Deus, por meio do Espirito Santo, para convencer os pecadores e leva-los ao arrependimento.

O livro de 1 Timóteo foi escrito em aproximadamente 62-66 dC.

Mas essa carta do Apóstolo é considera uma Epístola Pastoral, por conter grandes ensinamentos e instruções para Timóteo um jovem líder de sua época. Ensinamentos esses que são seguidos até os dias de hoje pela Igreja de Cristo.

Timóteo 3;1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

Vamos identificar algumas instruções e características    que um Cristão que almeja o oficio Pastoral deve ter;


·        Seja irrepreensível;



Muitas vezes essa palavra é entendida como se o ministro possuísse uma blindagem às críticas, sendo proibido contestar qualquer desvio existente. Entretanto, o que Paulo está falando é que o ministro deve ter um comportamento exemplar, sem que sejam necessárias críticas à sua pessoa.


·        Marido de uma mulher;



Novamente acontece a reafirmação de um ministério masculino, pois esta qualificação é específica do homem, visto que a tradução literal do texto é “Homem de uma só mulher”. Alguns pastores e teólogos defendem que este versículo é uma prova que, para ser pastor, é necessário que o candidato seja casado. Entretanto, vemos aqui que a intenção de Paulo era destacar o casamento monogâmico, visto que naquela cultura eram comuns casos de poligamia e prostituição ritual.


·        Temperante;



Coloca-se aqui o princípio de domínio próprio para o ministro aprovado. 


·        Sóbrio;



É aquele que “é capaz de exercer juízo correto, mesmo em tempos difíceis”. O homem sóbrio evita excessos e pensa com clareza. 


·        Modesto;



Um líder espiritual não deve viver uma vida caótica, mas, sim, de forma ordenada, desde que seu trabalho envolva boa administração, supervisão, organização e prioridades bem estabelecidas.


·        Hospitaleiro



O bispo deve ser hospitaleiro, ou seja, receber bem as pessoas, hospedar missionários itinerantes e receber irmãos que estavam sendo perseguidos por causa do evangelho (At 8.1; Tg 1.1) também estão entre as razões para o ministro ser um bom hospedeiro.


·        Apto para ensinar



O ministro deve conhecer as doutrinas da Bíblia, manejando-a de forma coerente e segura. Ele não precisa saber todas as coisas, mas precisa transmitir convicção doutrinária.


·        Não dado ao vinho



Cultos pagãos eram regados de bebedeira para se alcançar um estado de euforia. Já foi falado que o ministro deve ter uma vida abstinente de bebida quando Paulo declara a necessidade do bispo ser “temperante”. Quando o apóstolo cita que o bispo não deve ser “dado ao vinho”, ele quer instruir todo líder a não ter uma reputação de beberrão, ou seja, a ênfase aqui não é “apenas” na ingestão de bebida, mas àquele que é associado aos beberrões.


·        Não espancador,



O ministro não deve “dar golpes”, ou ser “espancador”. Ele não cogitará resolver problemas usando força e violência esta qualidade diz respeito ao líder que necessita ter consideração, ser gentil, paciente, gracioso e tem facilidade para perdoar falhas alheias. um líder gentil tem a habilidade de lembrar do bem e esquecer do mal. 


·        Não contencioso



“pacífico”, “que reluta em lutar”. Aqui o termo não se refere à violência física, mas a alguém encrenqueiro, que gosta de polemizar. Paulo alerta a igreja de Éfeso com relação aos falsos mestres, pois esses agiam dessa forma. 


·        Não avarento



Essa proibição significa “não amante do dinheiro”. O dinheiro é um dos pontos mais sensíveis do ministro e do cristão em geral. Falsos bispos olhavam o ministério como fonte de lucro


·        Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.



“presidir”, “ter autoridade sobre”. esposa e filhos, administração do dinheiro, etc. Um bom governante administra todas as áreas da sua casa, inclusive a financeira.


·        Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.


“Neófito” é “recém-plantado”. Logicamente é necessário que o ministro seja convertido. Como em nossos dias o padrão dos cristãos tem se rebaixado continuamente, corre-se o risco da igreja possuir líderes que nem sequer crentes são, pois uma pessoa assídua nas reuniões já é considerada uma pessoa de compromisso e apta para assumir o pastorado na igreja.

A Palavra de Deus exige que o crente seja um homem maduro espiritualmente, possuindo algum tempo de igreja. A Bíblia não estipula tempo para que o membro possa ser uma pessoa madura, visto que o padrão de maturidade num local pode não ser em outro devido ao desenvolvimento espiritual de cada igreja. Sendo assim, aquela que almeja o ministério deve ter maturidade suficiente para liderar a congregação em questão.


·        Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos.


O bom testemunho do pastor é indispensável tanto em sua casa como na igreja. Entretanto, a Escritura afirma que o presbítero deve ter também uma boa reputação na comunidade. As pessoas em volta observam o procedimento dos cristãos, principalmente de seus líderes. Portanto, aquele que almeja ser líder deve ser bem visto pelas pessoas. Isso se aplica a questões morais (fidelidade conjugal, cuidar bem dos filhos, ser educado, etc.)


·        Não de língua dobre,



“não de língua dupla”, “insincero”. Nesta passagem Paulo não está se referindo à fofoca, mas a pessoas que diz uma coisa para uma pessoa e outra diferente para outra para tirar proveito de alguma situação. 


·        Não cobiçosos de torpe ganância.



Neste capítulo, esta orientação é dada aos diáconos, mas os presbíteros também devem possuir essa característica (Tt 1.7). “Cobiçosos de sórdida ganância” significa “ganho desonesto” ou “cobiça pelo dinheiro”.


·        Guardando o mistério da fé numa consciência pura.



A Bíblia por diversas vezes refere-se a doutrina cristã como “mistério”. Normalmente, o Novo Testamento refere-se a alguma verdade divina, que antes estava oculta e agora se tornou revelada usando a palavra “mistério”. O Novo Testamento revela a ação redentora de Cristo, algo que o Antigo Testamento não trazia de forma completa.


Podemos ver 17 exigências, algumas são citadas para os diáconos, mas também servem para quem almeja o oficio pastoral. Assim como Deus é Santo também importa que sua obra seja feita por quem busca a santidade, e busca se desviar do mal.
        
Paulo continua seus conselhos, mostrando a Timóteo como deveria ser comportar diante de alguns irmãos da igreja, conselhos esses que devem ser seguidos por quem almeja o oficio pastoral.


·        NÃO repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai;



A advertência não repreenda asperamente não se relaciona com os ministros ordenados na igreja, "não com os 'anciãos' no sentido eclesiástico, mas com os homens mais velhos na comunidade cristã". Devia tratar com mansidão e amor os idosos


·        Aos moços como a irmãos;



Tratar os moços como a um irmão de sangue


·        As mulheres idosas, como a mães,



Tratar as mulheres idosas como suas próprias mães.


·        Às moças, como a irmãs, em toda a pureza.



Tratar as moças com toda pureza e como sendo sua irmã


·        Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.



Paulo destaca dois tipos de viúvas: as que não tinham família e eram reconhecidas por verdadeiras viúvas na qual necessitavam da ajuda da igreja e as que tinham família, que por mais que fossem viúvas, tinham sua família para poder ajudá-las em suas necessidades.

Mas as viúvas verdadeiras que não possuía família para socorrê-las deveriam esperar em Deus, dedicando sua vida a orações e as suplicas a Deus dia e noite.
        
Mas a viúva que deixasse de lado as coisas de Deus para viver segundo os desejos de sua carne, mesmo estando viva, estaria morta espiritualmente.


Paulo direciona Timóteo como ele deveria se comportar e a exigência para ser um líder e cumprir bem o oficia pastoral.
A carta de primeiro Timóteo encerra com Paulo motivando Timóteo e aconselhando ele desviar-se do mal e a perseverar na Fé.

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” (1 Timóteo 6;11)


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